Afinação Acima
A afinação Rio acima é basicamente um acorde de Dó maior.
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O ideal para essa afinação é o uso de um encordoamento de tensão leve com calibragem .010.
A afinação Rio Acima ficará da seguinte maneira:
1º Par - Mi / Mi
2º Par - Dó / Dó
3º Par – Sol oitavado / Sol
4º Par – Mi oitavado / Mi
5º Par - Dó oitavado / Dó
A afinação Rio Acima seria uma continuação da lenda da afinação rio abaixo, originada na lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzindo as moças e as carregando rio abaixo. Os violeiros desceram o rio para resgatar as moças e descobrir a mágica da afinação, mas como não conseguiram, voltaram rio acima tocando tristemente suas violas na afinação rio acima.
Deixando a lenda de lado o que observamos é que a afinação Rio acima tem um som bem mais agudo que as afinações Rio Abaixo e Cebolão, e talvez seja esse o motivo do nome.
Acordes maiores
Três formatos de acordes maiores, basicamente, irão gerar todos os outros acordes maiores. Serão os acordes de C, F e A.
Se pegarmos cada um dos acordes acima e subirmos meio tom:
Acordes maiores básicos
Escala duetada em terças – Desenho 1
A escala de dó maior será formada pelas seguintes notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Usando o primeiro e segundo par para formar a escala teremos:
Duetada 1
Moda da Mula Preta – Ritmo: Cururu
Versão: Inezita Barroso
Solo:
Acordes:
Solo G7 | C |
C | G7 |
Eu tenho uma mula preta tem sete palmos de al | tura |
C | G | C | |
A mula é descanelada, tem uma linda fig | ura |
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G7 | |
Tira fogo na calçada no rampão da ferra | dura |
C | G | C | |
Com morena delicada, na garupa faz fig | ura |
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F | G7 | C | G7 | C | |
A m | ula fica enjo | ada, pisa só de andad | ura |
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C | G7 |
Ensino na criação vejo quanto ela re | gula |
C | G | C | |
O defeito do mulão se eu contar ninguém calc | ula |
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G7 | |
Moça feia e marmanjão na garupa a mula p | ula |
C | |
Chega a fazer cerração todo pulo desta m | ula |
F | G7 | C | G7 | C | |
Cara m | uda de feiç | ão, sendo preto fica f | ula |
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C | G7 |
Eu fui passear na cidade só numa volta que d | ei |
C | G | C | |
A mula deixou saudade no lugar onde pass | ei |
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G7 | |
Pro mulão de qualidade, quatro milhões injeit | ei |
C | G | C | |
Pra dizer a verdade, nem satisfação eu d | ei |
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F | G7 | C | G7 | C | |
Fui d | izendo boa t | arde pra minha casa volt | ei |
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C | G7 |
Soltei a mula no pasto veja o que me acontec | eu |
C | G | C | |
Uma cobra venenosa a minha mula mord | eu |
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G7 | |
Com o veneno desta cobra a mula nem se mex | eu |
C | G | C | |
Só durou umas quatro horas depois a mula morr | eu |
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F | G7 | C | G7 | C | |
Acab | ou-se a mula p | reta que tanto gosto me d | eu |
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