Olá eu sou o Marcos Duprá, aprenderemos como parar de tocar os acordes daquela forma simples, vamos dar um upgrade nesses acordes.
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Vamos entender nessa aula como transformar os acordes de uma canção que ás vezes são acordes bem simples e enriquecer esses acordes harmonicamente. Utilizaremos como exemplo a canção: Essa tal liberdade do grupo Só pra contrariar.
A canção tem apenas 4 acordes, da tonalidade de Mi maior, e todos os acordes são do campo harmônico. São eles:
E | G#m | A | B7 |
A primeira coisa a fazer é separar os acordes por família, e são 3 famílias que temos: acorde maior, acorde menor e acorde dominante (7).
Os acordes de E e A pertencem a família dos acordes maiores
O acorde de G#m pertence à família dos acordes menores.
E o Acorde de B7 pertence à família dos acordes dominantes.
Vamos começar pela técnica de inclusão de notas aos acordes respeitando as famílias de acordes veja a figura abaixo:
Agora vamos trocar os acordes originais por algumas das possibilidades que temos:
Harmonia original
E | G#m | A | B7 |
Possibilidade 1
E9 | G#m7 | A7M A6 | B7(9) |
Possibilidade 2
E6/9 | G#m | A9 | B4/7 |
Observe como a sonoridade dos acordes ficou mais rica, apenas respeitando a regra de inclusão de notas e as famílias de acordes.
A segunda técnica que vamos utilizar é a técnica da harmonia funcional.
Na harmonia funcional, nós temos 3 funções:
Tônica, subdominante e dominante.
Agora vamos enxergar quais os acordes do campo harmônico de Mi maior que tem relação entre si.
Aplicando a técnica da harmonia funcional na canção:
Harmonia original
E | G#m | A | B7 |
Possibilidade 3
E9 | G#m7 | F#m7(9) | B7(9) |
Possibilidade 4
E | G#m | F#m | D#m7(b5) |
Agora as relações de harmonia funcional transformaram a harmonia e as suas relações de movimento, sem impedir aplicação da regra de inclusão de notas aos acordes.
Observe como as possibilidades se ampliaram e se tornaram praticamente infinitas.
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