E-mail

Aprenda a Tocar Viola Caipira - Aula 2

A mão direita será responsável pela extração do som (no caso dos canhotos, será a mão esquerda). Com ela, faremos os diversos ritmos (batidas ou levadas), ponteios, arpejos e dedilhados. É importante que, quando tocamos um determinado ritmo, a mão direita nunca pode parar de tocar, enquanto se alteram os acordes da mão esquerda. Para que isso aconteça, procure seguir atentamente os passos descritos a seguir:

1º PASSO- Aprenda e memorize, na mão esquerda, os três primeiros acordes: E, B7 e A. Observe que os dedos devem ser pressionados nos pares de cordas, bem no meio das casas.
2º PASSO - Tocando com o polegar (p) da mão direita corda por corda, com movimento de cima para baixo, verifique se o som está limpo, sem ruídos.
3º PASSO - Adeqüe sua postura. Não deixe o dedão da mão esquerda aparecer por cima da escala (caso alguém olhe você pela frente); ele deve estar situado no meio do braço da viola, exercendo pressão contra os dedos 1, 2, 3 e 4. 

Exercícios

  1. E  /   E  /   E  /   E  /   A  /   A   /   A   /   A   /   B7   /   B7   / B7   / B7   /
  2. E  /   E  /   E  /   E  /   B7   /   B7   / B7   / B7   / A  /   A   /   A   /   A   /  
  3. A  /   A   /   A   /   A   /  E  /   E  /   E  /   E  /    B7   /   B7   / B7   / B7  /