Aprenda reggae no baixo - aula 4

Escrito por Marcos Duprá Ter, 15 de Julho de 2014 13:08

regaeEm qualquer estilo musical o recurso da tônica e quinta para a criação de um groove de baixo é muito utilizado. Não seria diferente no reggae.

Mas para um bom groove é importante perceber os pequenos detalhes. Na nossa linha de baixo dessa aula usaremos o recurso de antecipação melódica. Que consiste em tocar notas do acorde antes da chegada do acorde.








 

Por exemplo, no...

Leia mais...

 

Aprenda a tocar reggae no contrabaixo - Aula 3

Última atualização em Seg, 05 de Maio de 2014 15:56 Escrito por Marcos Duprá Seg, 05 de Maio de 2014 15:53

aula reggae baixo 3Olá amigos, hoje vamos a aula 3 de reggae no contrabaixo.

Em nossas aulas anteriores aprendemos linhas de contrabaixo bem básicas para podermos tocar um reggae.

Hoje vamos continuar o aprendizado com uma linha bem básica, mas será trabalhada uma característica marcante no baixo de reggae que é a pausa.

Os acordes serão os mesmos das aulas anteriores:

A / D  E /

 

Observe...

Leia mais...

   

Aprenda a tocar reggae no contrabaixo - aula 2

Última atualização em Seg, 05 de Maio de 2014 16:00 Escrito por Marcos Duprá Ter, 15 de Abril de 2014 18:59

baixo reggae 2Continuando a nossa aula de levadas de reggae no contrabaixo, vamos aprender hoje uma outra levada de reggae.

Dessa vez vamos valorizar bastante o staccato. Que consiste em tocar a corda e desapertar em seguida, não deixando ela soar.

Os acordes usados serão os mesmos: A, D e E.

Observe que serão usados as notas dos arpejos dos acordes, no caso tônica, terça e quinta.








Até essa...

Leia mais...

 

Aprenda a tocar reggae no contrabaixo - Aula 1

Última atualização em Seg, 10 de Março de 2014 16:25 Escrito por Marcos Duprá Seg, 10 de Março de 2014 16:17

baixo reggaeAs principais influências do reggae são a música caribenha e o rhythm blues. 

O reggae traça a sua origem direta ao desenvolvimento do Ska e do rocksteady da Jamaica.O ska surgiu pela primeira vez na Jamaica no final da década de 50. O ska caracteriza-se por uma linha de walking bass, ritmos acentuados da guitarra ou do piano no tempo fraco, e, por vezes, riffs jazzísticos nos...

Leia mais...

   

Aprenda a criar uma levada básica no contrabaixo

Última atualização em Qui, 24 de Outubro de 2013 15:50 Escrito por Marcos Duprá Ter, 22 de Outubro de 2013 13:02

levada grooveNesta altura você deve estar-se perguntado, pra que eu quero saber o uso dos intervalos de oitava e da quinta?

Muitas vezes eu preciso criar uma linha de contrabaixo na hora. Colocam a cifra da música na minha frente e dizem esses são os acordes dessa música, vamos tocar?

 

E agora o que fazer só tocar as notas principais do Acorde?  Dó, Fá, sol...

Se eu sei trabalhar com...

Leia mais...

 

Aprenda a função das notas no contrabaixo

Última atualização em Qui, 27 de Fevereiro de 2014 12:07 Escrito por Marcos Duprá Qui, 20 de Junho de 2013 15:30

intervalosContinuando o nosso aprendizado sobre intervalos eu vou passar uma série de exercícios dentro da escala maior de Dó:

Dó, re, mi , fa, sol ,lá, si, dó

O primeiro exercício será tocando as notas da escala sempre voltando na tônica. Quando eu sempre volto na nota, como é o caso desse exercício, nós...

Leia mais...

   

Aula Contrabaixo Iniciante - Aula 1

Última atualização em Sáb, 16 de Março de 2013 11:48 Qua, 27 de Fevereiro de 2013 22:20

cordasAula 1 - Noções básicasLeitura de cifras

Para começarmos esse curso, temos de aprender o uso das cifras, assim poderemos identificar o nome dos acordes. As cifras são os nomes que damos aos acordes, para isso precisamos saber os nomes das notas musicais que são:

Dó   Ré   Mi   Fá   Sol   Lá   Si

Para cada uma dessas notas...

Leia mais...

 

Aula de contrabaixo Iniciante - Aula 2

Qua, 27 de Fevereiro de 2013 22:38

aula 2 bluesblues em A

Todos os exercícios abaixo devem ser tocados alternando os dedos: indicador e médio, da mão direita. Se você começar tocando com o dedo indicador a próxima nota deve ser tocada com o dedo médio e assim por diante.

 

 Dicas do professor

Apóie o polegar da mão direita, no captador do seu contrabaixo.

Os dedos indicador e médio, devem fazer um movimento como se...

Leia mais...

   

Página 1 de 6

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>