E-mail

Como melhorar a troca de acordes

Muitos alunos sentem muita dificuldade no início com a troca dos acordes. Bom os problemas podem ser os mais diversos, por isso vamos listar alguns aqui e tentar buscar exercícios pra solucionar essas dificuldades. Mas é muito importante que o aluno tenha em mente que além dos exercícios é necessário muito treino e por isso deve-se tocar no mínimo uns 30 minutos todos os dias , principalmente nesse começo.

A primeira coisa a se observar é o posicionamento da mão esquerda, além disso, procure não fazer força excessiva quando for trocar de acorde. Na hora da troca é necessário que você alivie a tensão da mão.

Exercício 1 -

A proposta desse exercício é que o aluno nunca pare o ritmo da mão direita mesmo quando o acorde não está montado. É necessário que o aluno adquira independência das mãos. Pra executar o exercício toque duas palhetadas alternadas com o acorde preso e duas palhetadas alternadas com o acordes solto e logo em seguida mude de acorde. Usaremos como exemplo os acordes do quadradinho de D:

D / B7 / Em / A7 /

quadrado de d

contagem 1 2

Exercício 2

A proposta desse exercício é que o aluno consiga melhorar a qualidade do som de seu acorde fazendo com que você consiga posicionar o dedo de uma forma que não encoste na corda de baixo.

Deve-se dar uma palhetada na segunda corda presa na primeira casa com o dedo 1 e depois toca-se a 1ª corda solta.

Depois mantendo o dedo 1 preso, toca-se a segunda corda, segunda casa com o dedo 2, e em seguida novamente a primeira corda solta. A tablatura abaixo mostra exatamente o que deve ser feito e assista o vídeo pra ver como ser executado.

ex motor

Exercício 3

A proposta desse exercício é que o aluno consiga melhorar a qualidade do som de seu acorde.

Pra executar esse exercício nós usaremos o quadradinho de D. Você tocará corda por corda do acorde dentro ritmo proposto no vídeo. Nós subdividimos o ritmo da seguinte forma:

contagem 1 2 3 4

Você deve tocar os acordes como na figura abaixo:

ex dedilhado

Os tempos 3 e 4 não devem ser tocados mas devem ser contados. Não tenha pressa faça o exercício como no vídeo. Lembre-se isso não é aposta de fórmula 1 e sim um treino pra resolvermos certos problemas, a proposta do exercício não é que seja algo musical mas que você treine a sua mecânica.